Dia Mundial do Antibiótico Autoria: Porto G

Dia Mundial do Antibiótico Autoria: Porto G

9 visualizações

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infeções causadas por bactérias. Não atuam sobre infeções causadas por vírus, como as constipações...

Os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infeções causadas por bactérias. Não atuam sobre infeções causadas por vírus, como as constipações ou gripes, nem por fungos, como a candidíase.

Resistência antibiótica

Quando tomamos um antibiótico, as bactérias que existem no nosso corpo e que são sensíveis ao antibiótico acabam por morrer. Mas ao multiplicarem-se, algumas bactérias sofrem alterações que as tornam resistentes a esse antibiótico, dando origem a novas bactérias que se vão multiplicando. Isto faz com que o antibiótico deixe de atuar.

  • Não utilizes antibióticos que não sejam receitados por um/a médico/a. Não uses antibióticos que sobraram de tratamentos anteriores, nem de outras pessoas.
  • Depois de iniciado o antibiótico deves respeitar a sua toma até ao fim, respeitando o horário em que o fazes.
  • Adota medidas contínuas na prevenção de infeções (lavagem regular das mãos, preparação higiénica dos alimentos, prática de sexo mais seguro, vacinação actualizada).

resistência aos antifúngicos também tem vindo a aumentar, principalmente com o uso de pomadas tópicas (ex.: Ginocanesten, Rosalgin) para o tratamento de candidíases genitais.

  • Evita usá-las sem que tenham sido receitadas por um/a médico/a.

 

Fontes: https://antibiotic.ecdc.europa.eu/sites/eaad/files/images/antibiotic-resistance-spread-PT.jpg | http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antibiotic-resistance|https://www.dgs.pt/programa.../dea2017-5-perguntas-pdf.aspx



English FrenchGermanItalianPortugueseSpanish